segunda-feira, 16 de março de 2009

Angola sempre a dançar

O povo angolano deve nascer a dançar!

Toda a gente dança, uns dançam apenas bem, e outros dançam mesmo…mas, mesmo… muito bem. Vais na rua de carro e vês crianças a dançar, mesmo sem música, agora imagina com música. O angolano tem o ritmo no corpo, dá mesmo gosto ver, às vezes até apetece ir lá para o meio, mas o meu “pé de chumbo" não o permite.

Como não danço, sou um atento observador, eu diria mesmo, um estudioso da “coisa”, tal como Nuno Markl diz "o que não nos permite dançar é saber a figura triste que fazemos quando tentamos". Portanto, tenho estado atento e já aprendi umas coisas, existem alguns tipos de dança, tais como, o kuduro, o Kizomba, o semba, e a tarrachinha.

Eu vou tentar explicar algumas características destes tipos de dança, mas… aviso já! Tal como na Wikipédia isto não são informações fidedignas, são apenas informações soltas e que fui apanhando, portanto, se és alguém que fez uma procura no Google acerca deste assunto e vieste parar a este blog é altura de fechares esta página e abrires outra.

Avançando… O kuduro é ritmado e dança-se sozinho. O kizomba, semba e tarrachinha são para dançar acompanhados (pode ser por uma vassoura, que tem a vantagem de não ter pés, logo não corres o risco de a pisar...), e a principal diferença entre eles é a velocidade com que se dança, e a passada que é mais larga nuns do que nos outros. Agora, não me perguntem qual é mais rápido, se o kizomba ou o semba, eu penso que é o Kizomba, mas não tenho a certeza, sei que a tarrachinha é a mais lenta de todas.
A tarrachinha consiste basicamente no seguinte, o rapaz fica parado fazendo de vez em quando, uns movimentos para acompanhar a dama, enquanto esta… como hei-de eu dizer… roçar ou esfregar não fica bem…, digamos que faz uns “movimentos, cheios de sensualidade” muito encostadinha ao rapaz.

O semba e o kizomba são muito parecidos, e sinceramente ainda não percebi muito bem a diferença entre eles, e também acho que a diferença não é muito

A parte que eu acho muito engraçada, é a forma como os rapazes agarram a sua dama enquanto dançam. Existem muitas formas de segurar a dama, embora a mais usual, e também a que eu gosto mais de ver, é aquela que eu vou tentar descrever, sendo que, ao vivo é sempre mais giro.

Portanto, sigam os próximos passos, e se tiverem alguém por perto tentem reproduzir.

1º O rapaz coloca uma mão direita nas costas da dama, mais acima ou mais abaixo dependendo da intimidade que têm os dois…

2º O rapaz estende o braço esquerdo com a mão aberta, e a dama agarra o seu polegar, mas mesmo só o polegar .

3ª O rapaz encosta a sua bochecha na bochecha da dama, e encosta a sua mão junta com a mão da dama ao seu ouvido, como se as duas mãos fossem um rádio e ele estivesse a ouvir o relato.

4ª Cerram um pouco os olhos e lá vão eles…

Obs. Se reparares no rapaz, parece que o rádio não está a funcionar muito bem, e ele está a fazer uns movimentos à procura de sinal.

Mas… meus amigos… dançar é com eles!