quarta-feira, 25 de março de 2009

Viva o Papa

O Papa veio a Angola, e tudo parou para o receber.

O governo deu tolerância de ponto na sexta-feira o dia em que o Papa chegou para que o Povo o fosse receber, depois decidiu também dar tolerância de ponto para a manhã de segunda-feira o dia em que o Papa abandonava o solo Angolano (mais valia ter dado o dia todo, porque foram poucos os que trabalharam à tarde). Eu não condeno a o facto de o governo dar a tolerância de ponto, até porque com as ruas que foram cortadas, provavelmente ninguém ia conseguir chegar ao trabalho devido ao trânsito, mas ao tempo que esta visita estava programada podiam ter informado a população com mais antecedência. Mas, em Angola nada se programa com antecedência e se o tentares fazer o mais provável é não o conseguires cumprir.
No entanto, a visita do Papa foi uma alegria para os Angolanos, até para aqueles que não são católicos, a principal razão que contribui para esta alegria generalizada foi não terem ido trabalhar e tiveram a possibilidade de organizar mais umas festas.

Mas o Papa foi muito bem recebido, até deram um jeito às ruas por onde o Papa passou, o que está mal, giro era o Papa mobile ter que passar pelos buracos e lagoas que eu tenho que passar todos os dias, imaginem o Papa a abençoar as pessoas com água pelo meio do Vidro, provavelmente, em vez de acenar com a mão iria apertar o nariz e preparar-se para mergulhar…

Claro que o povo também aproveitou a oportunidade para fazer negócio, e tudo era vendido com a figura do Papa. O que eu gostei foi do slogan que arranjaram para o Papa, simples e poderoso, “Papa, Amigo, Angola está contigo”, como é que ninguém se tinha lembrado disto antes…