segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Custo de vida em Luanda

O custo de vida em Luanda é altíssimo. Este é uma das coisas em que tenho tido mais dificuldade a adaptar-me. Eu já vinha avisado deste facto, mas mesmo assim a realidade é sempre mais dura.

No dia seguinte a que cheguei aproveitei a boleia de uns colegas e fui fazer umas compras ao supermercado. Quando comecei a olhar para o preço dos artigos fiquei parvo, só me faltou levantar os braços, parecia que estava a ser roubado.
Fui cambiar dólares por kuanzas, e já me estavam a dar dinheiro a menos, reclamei e o senhor nem ripostou, colocou o dinheiro que faltava em cima do balcão (hum… devo cheirar a carne “fresquinha”).

A muito custo lá comprei umas coisitas para me orientar nos primeiros dias, paguei e vim-me embora. Pelo caminho comecei a fazer contas, e cheguei à conclusão que tinha gasto cerca de sessenta euros!!! Isto é uma loucura! Várias perguntas me atravessaram o pensamento ” como é que estas pessoas sobrevivem?”,” de certeza existem mercados paralelos onde as coisas são mais baratas”, “ Claro que a fiabilidade dos produtos não deve ser a mesma”. Mas, se os meus colegas que estão cá à alguns anos vêm cá fazer compras é porque isto deve ser mesmo assim…
A refeição mais barata que encontrei até agora custou cerca de 20 euros, o resto anda á volta dos 40/50 euros, e é um prato, uma bebida e um café.

Portanto, tirando o combustível e o tabaco, o resto é tudo muito caro. E ainda achamos mais caro quando analisamos a relação preço/qualidade.