domingo, 22 de fevereiro de 2009

O transito em Luanda

Indiscritivel!

O transito em Luanda é realmente indiscritivel, é daquelas coisas que só presenciando, se pode realmente perceber o que significa circular em Luanda. Mas, mesmo assim, eu vou tentar transmitir uma ideia aproximada.

Imaginem uma estrada que em Portugal tinha duas vias de circulação, aqui transformam-na em quatro, cinco ou até seis vias, e o sentido em que se circula não é linear, é frequente virem carros em sentido contrário.
Os carros ficam tão próximos que eu não percebo como não estão constantemente a tocar uns nos outros.
As regras de circulação são iguais a Portugal, apenas ninguém as cumpre. E mesmo que não concordes com toda esta falta de civismo, acabas por fazer exactamente o mesmo, isto claro se queres chegar ao destino. Esta semana ficamos presos num cruzamento com carros por todo o lado, e eu, naturalmente pensei, que nunca mais saímos daqui, mas o facto é que saímos, ainda não percebi foi como.

Quando cá cheguei choveu, e já não chovia à cerca de um ano, além de que aqui, quando chove é sair de baixo. Resultado, ruas cheias de buracos e inundadas. Autenticas lagoas! ruas com água de um lado ao outro. Mas, felizmente temos um jipe com tracção e lá temos conseguido chegar ao destino, embora passe a viagem aos saltos. No entanto, esta semana, o carro parou no meio de uma destas lagoas. Eu não estava muito preocupado, até que os meus colegas começaram a ficar um pouco agitados pelo sitio onde estávamos, é que para fugirmos ao transito andamos por ruelas pouco recomendáveis. tentamos varias vezes por o carro a trabalhar mas sempre sem êxito. Solução, vestir umas botas de agua que tínhamos no carro, prender uma corda ao carro e pagar uma "gasosa" a alguém que nos rebocasse. Felizmente, ainda estávamos a prender a corda ao carro e parou um jipe pronto para nos rebocar. Rebocou-nos uns metros e conseguimos por o carro a trabalhar... ufa, já nos safamos desta... é importante referir que o senhor nem nos pediu "gasosa", coisa muito rara por estes lados.

Mas, o pior do trânsito são os "candogueiros". Os "candogueiros" são os táxis e transportes públicos de Luanda, são umas carrinhas azuis e brancas de marca toyota hiace (ou iasse, como se diz em angola). Têm um funcionamento muito simples, um motorista e um cobrador, em que a função do cobrador é receber o valor da "puxada", e gritar o destino. Estes senhores não cumprem qualquer regra e se vires um carro em sentido contrário, o mais provável é ser um "candogueiro". Portanto, ninguém os pode ver, e eles não se podem ver uns ao outros, e se aparece um candogueiro na rota de outro há logo confusão.

Conclusão, circular em Luanda é uma autentica luta, em que o objectivo é não te deixares ultrapassar, nem te amedrontares quando ameaçam cortar-te o caminho.

ainda bem que eu não tenho de conduzir...