domingo, 22 de fevereiro de 2009

Luanda-primeiras impressões

Luanda é claramente uma cidade em crescimento, existem obras por todo o lado. Mas, é uma cidade com demasiada população, só para exemplificar, Angola tem cerca de 14 milhões de habitantes (fontes pouco credíveis), sobre a população já me avançaram vários números, mas são sempre superiores a 5 milhões de habitantes. Tendo em conta o tamanho do pais, dá para fazer uma ideia da excessiva concentração da população em Luanda.
Quando saímos à rua vemos pessoas por todo o lado. Na generalidade, as pessoas são pobres mas andam sempre sorridentes e agitadas.

As pessoas são pobres mas têm telemóveis topo de gama e roupas de marca, como conseguem isto com um ordenado de cerca de 300 dólares... não sei, mas muito provavelmente "candonga" e negócios "duvidosos".

O povo Angolano é muito vaidoso, e geralmente, andam sempre muito bem vestidos. Uma coisa que me mete confusão é ver uma rua cheia de lama em que as pessoas andam a saltar de pedra em pedra, e vês pessoas vestidas de branco, mas um branco imaculado sem nenhuma pinga de lama, não percebo como conseguem.

Algo impressionante é o comercio de rua (Luanda tem o maior mercado de África, e é um mercado de rua) . Tudo se vende na rua, desde todos artigos de mercearia, a electrodomésticos, roupa, etc, etc. Vende-se práticamente tudo o que possas imaginar. As pessoas vendem nas bermas das estradas e mesmo no meio das estradas mostrando o seu artigo aos condutores que vão passando.

Resumindo, Luanda é uma cidade cheia de agitação.